UESC realiza X Encontro Local do PROLER e V Fórum de Políticas Públicas do Livro
O Comitê Local do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz realizará nos dias 11 e 12, das 08 às 20 horas o X Encontro Local do PROLER e o V Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura do Sul da Bahia, com o tema “Leituras, leitores e memórias”.
O evento terá lugar no Auditório Gov. Paulo Souto do Centro de Artes e Cultura da Universidade e é destinado a professores e alunos da Educação Básica, graduandos e demais interessados. As inscrições são gratuitas e estão abertas no período de 26 de novembro a 10 de dezembro, no Protocolo Geral da UESC, nas DIREC 06(Ilhéus) e DIREC 07(Itabuna).
Com o tema "Leituras, leitores e memórias" o X Encontro do PROLER contará com a presença da gerente do Instituto Pró-Livro de São Paulo, da coordenadora nacional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, além de escritores nacionais e locais. Na oportunidade, o escritor indígena Daniel Munduruku e os escritores Jorge Araújo e Samuel Mattos discutirão suas vivências leitor/escritor e numa roda de leituras com pequenos e grandes leitores.
De acordo com a coordenadora do PROLER/UESC, professora Glória de Fátima, “este é o espaço da discussão de políticas públicas do livro e da leitura; da formação de mediadores de leitura; de vivências com escritores, pesquisadores, mediadores, ilustradores, contadores, livros e leituras”.
A programação começa às 8h30min, do dia 11, com a conferência da coordenadora do PROLER NACIONAL Profa. Dra. Carmem Pimentel, "Leituras, leitores e memórias: 20 anos de PROLER" seguida de uma mesa comemorativa " PROLER UESC: 16 anos pela democratização da leitura" com as professoras Raildes Pereira, Siomara Castro, Arlete Vieira, Luciana Mariano,Ângela Damasceno e Glória de Fátima Lima.
No foyer do Centro de Arte de Cultura será realizada uma exposição e lançamentos de livros e fotos. No período da tarde serão oferecidos por alunos do Mestrado em Letras e bibliotecárias da Biblioteca Central da UESC, os mini cursos:Leituras femininas no Brasil, Josimare Francisco dos Santos; Literatura de testemunho, memórias da repressão, Nadson Vinícius dos Santos; Leitores do mundo digital, Iky Anne Fonseca Dias; Círculos de leitores, Maria Renata Schaun; Leitura e literatura infanto-juvenil, Patrícia Vitória Santos Mendes; Leituras do mundo, teatro popular, Aldineto Miranda dos Santos; Ler para quê?, Marise Rodrigues Guedes; Alusão, memória e mediações de leitura, Aliana Geórgia Carvalho Cerqueira; Memória e oralidade, Angela Lacerda Santos e Gisane Souza Santana; Bibliotecas comunitárias: um espaço de aproximação com o livro,Bibliotecárias Suely Santana e Maria José Serrão Nunes.
O Fórum de políticas publicas do livro e da leitura do sul da Bahia, será aberto às 15 horas, com a palestra retratos da leitura no Brasil, apresentada por: Zoara Failla no dia 12 a programação continua com o Projeto Caravana de escritores (MinC/FBN) e mesa redonda " as leituras, as memórias; o leitor, o escritor" com os escritores, Daniel Mundukuru, Jorge de Souza Araújo, Samuel Mattos o mediador será o Prof. Dr. André Mitidieri. Após os debates haverá uma sessão de pôsteres com apresentação de pesquisas alusivas à temática do evento e projetos de leitura desenvolvidos pelas escolas e empresas da região sul baiana.
No período da tarde serão realizadas rodas de leituras com os esxcritores da Caravana de escritores. No mesmo período estarão sendo realizadas as oficinas: Passeio pelo mundo da fantasia, Alana, Laelma, Sara, Silvana e Valdinete; Teatrinho de contos infantis, Marizete Prazeres, Vanessa Lisboa; Maricota e as formigas e outras historinhas maravilhosas, Ms. Neila Brasil Bruno; Ilustração de livros: uma releitura do texto, Marcos Maurício; Cordel: o conto e o encanto na literatura, Laurenci Esteves e Tatiana Silva; Charges: a imagem, a palavra e os sentidos, Ana Paula e Camila; Autobiografia: a leitura e a escrita de diários, Louise Ludmila e Roberta; Poesia: Cheiros, cores e sabores, Agnevan Santos, Marli Silva, Sônia Brandão; Fantoches: recurso facilitador para práticas leitoras, Leila Machado; Uma dupla do barulho: Mônica e Emília em sala de aula, Ms. Valdiná Guerra e Ms. Catherine Santana; Bibliotecas Comunitárias: noções de organização e funcionamento, Bibliotecárias Suely Santana e Maria José Serrão Nunes. Para o encerramento está previsto um "Arrastão Literário".